PR apela ao investimento no sector de saúde

Maputo, 13 de Julho de 2023 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, participou hoje, na cerimónia de abertura da Conferência Internacional de Investimento em Infra-estruturas do Sector de Saúde, subordinada ao lema “Investir para o alcance do acesso universal aos serviços de saúde”.

A conferência de dois dias, insere-se no âmbito da aceleração da implementação da Iniciativa Presidencial – ‘’Um Distrito, Um Hospital’’, que visa mobilizar recursos e estabelecer compromissos para parcerias, para materialização do investimento nas infra-estruturas da saúde, que concorra para a materialização da Iniciativa.

‘’A nossa visão de ‘’Um Distrito, Um Hospital’’, baseia-se no reconhecimento da importância das unidades sanitárias na materialização dos objectivos da nossa governação de desenvolver o capital humano, promovendo o bem-estar da população’’, salientou o Presidente da República.

O Chefe dos Estado, defendeu, no seu discurso, que a alocação de recursos à saúde garante o presente e o futuro de todos, o combate a pobreza e as desigualdades sociais sócio-económicas, estabilidade e paz e assegura a inclusão social.

De acordo com os dados avançados pelo Presidente da República, como resultado dos investimentos feitos no sector de saúde de 2015 a 2022, conseguiu-se aumentar o número de unidades sanitárias em 16%, ou seja, 1534 para 1779, sendo que dos 154 distritos que o país possui, 49 já possuem hospitais distritais, almejando-se que até 2024 o país tenha um total de 60 hospitais distritais.

‘’Com esta conferência, almejámos mobilizar os recursos financeiros, reforçar parcerias e identificar modelos inovadores e concretos de financiamento para a nossa iniciativa “Um Distrito, Um Hospital”. É neste contexto que convidamos a todos presentes na conferência a participarem activamente, de forma comprometida nas discussões, procurando sempre propor os melhores caminhos para o alcance dos objectivos do evento, com a visão para a agenda 2030 das Nações Unidas no sector de saúde’’, apelou o Presidente Filipe Nyusi.

A cerimónia contou com a presença de Tedros Adhanom Ghebreyesus, Director-Geral OMS, que participa no evento à convite formulado pelo Chefe do Estado moçambicano, aquando da sua participação na 76ª Assembleia Mundial da Saúde e no 75º Aniversário da OMS, evento realizado na sede da organização, na Confederação Suíça, em Maio do corrente ano.

Fonte: Presidência da República de Moçambique