O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, apelou hoje, aos parceiros nacionais e internacionais, bem como às instituições do sector privado a envidarem esforços para o investimento em infraestruturas de saúde em Moçambique, visto que tal concorre para o bem estar da população.
O PR falava durante a cerimónia de abertura da Conferência Internacional de Investimento em Infraestruturas da saúde, que decorre em Maputo até amanhã, com o objectivo de mobilizar parcerias e recursos financeiros para o financiamento ao desenvolvimento de Infraestruturas de saúde e recursos humanos.
Nyusi referiu, na ocasião, que apesar dos avanços registados no país, o sector da Saúde ainda enfrenta desafios decorrentes do aumento acelerado da população, entre outros.
“Actualmente, o serviço nacional de saúde apresenta um rácio de 0.8 camas por mil habitantes. O rácio de unidades sanitárias e número de habitantes é de cerca de 17 mil habitantes. O rácio de profissionais de saúde por 10 mil habitantes é de 12. O rácio de médicos e enfermeiros de saúde materno-infantil é de 9 por 10 habitantes, o que está muito abaixo do padrão que é de 23”, referiu.
O dirigente disse, ainda, que entre outros resultados, espera-se que o evento mobilize recursos financeiros para a construção de obras e contribua para o reforço de equipamentos nos hospitais distritais e que sirva, igualmente, de espaço para a identificação de modelos concretos e inovadores para o financiamento da referida iniciativa.
Participam da conferência membros do governo moçambicano, representantes das Nações Unidas, com destaque para o Director Geral da OMS, parceiros de cooperação, sociedade civil, sector privado, académivose outros.