Canadá apoia UN-Habitat e o Governo de Moçambique na (re)construção de hospitais resilientes e inclusivos para serviços equitativos e contínuos de saúde.
Maputo, Moçambique – O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (UN-Habitat) juntamente com o Ministério da Saúde de Moçambique e o governo do Canada lançaram um projecto para garantir que instalações de saúde possam resistir a desastres como ciclones, ventos fortes, inundações e terremotos. Cerca de 95 unidades de saúde foram danificadas ou destruídas durante os ciclones Idai e Kenneth que atingiram Moçambique em 2019, incluindo o Hospital Central da Beira, a segunda maior cidade do país.
O Ministério da Saúde (MISAU), por meio do Departamento de Infraestruturas e Equipamento Hospitalar junto com UN-Habitat e do apoio financeiro do Governo do Canadá, lançou dia 10 de Dezembro de 2020 o projecto “Hospitais seguros: Elaboração de Diretrizes de (Re)construção Pós-desastre para Instalações de Saúde mais Seguras e Sensíveis ao Gênero em Moçambique”.